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A abertura de
um novo negócio exige um conjunto de habilidades e conhecimentos, como entender
o mercado, o público e planejar bem cada etapa. Segundo a Assessora Econômica
da Fecomércio SP, Kelly Carvalho, é preciso realizar todo o processo de
gerenciamento das finanças, que vai desde o planejamento até a análise de
controle e gestão dos recursos.
“A gestão
financeira é um tópico muito importante para as empresas, pois permite ao
empreendedor administrar os recursos da melhor forma possível, cortando
despesas desnecessárias, melhorando a gestão dos estoques e tendo maior
previsibilidade nas receitas e investimentos”, exemplifica Kelly.
Além disso,
estar informado sobre os negócios promissores é uma boa alternativa para que o
empreendedor tome decisões de forma mais assertiva. Confira as seis áreas mais
oportunas em 2022.
De acordo com
o Sebrae, o setor de alimentação saudável cresceu 98% nos últimos anos no
Brasil. O consumo de alimentos
saudáveis, que já vinha ganhando força entre os brasileiros, foi acelerado pela
pandemia.
Segundo dados
de uma pesquisa realizada pela NutriNet Brasil, o Núcleo de Pesquisas
Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP), houve
um aumento generalizado na frequência de consumo de frutas, hortaliças e feijão
(de 40,2% para 44,6%) durante a pandemia da Covid-19 em 2020.
Com isso, as
vendas desses produtos atingiram R$ 100 bilhões no país em 2020, de acordo com
a Euromonitor Internacional, representando a maior cifra para essa categoria de
alimentos desde 2006, quando começou a ser monitorado pela consultoria.
Existem
diversas empresas de sucesso que apostaram no segmento, desde restaurantes de
rua até refeições coletivas, como a Premium, que faz a gestão de qualidade das
mais de 40 mil refeições que são oferecidas diariamente aos colaboradores.
A empresa
supervisiona os chefes de cozinha, faz o acompanhamento nutricional e ainda
cuida da harmonização do ambiente para garantir que o colaborador se sinta
acolhido e tenha ganhos no seu dia a dia.
A Premium foi
criada em 1990 e é a única empresa com a certificação ISO 9015, que garante a
qualidade nos serviços.
Um exemplo de
empreendimento para quem considera entrar no mercado de alimentação saudável é
a franquia. A Sucos S/A, por exemplo, é um modelo de negócios do tipo
contêiner.
Há muitas
vantagens ao optar pelo contêiner. O custo de instalação é 30% menor do que em
alvenaria. A estrutura também fica pronta mais rápida, já que a entrega varia
de 30 a 90 dias. Além disso, o apelo visual e ecológico desperta o interesse
dos clientes.
Outro ponto é
que por seguir um padrão, o modelo pode ser levado para outros lugares e
replicado através do sistema de franquias, como ocorreu com a Sucos S/A.
O
empreendimento começou em 2009, em um shopping de Araçatuba/SP e, aos poucos,
expandiu para outras cidades, como Birigui/SP e até outros estados, como
Contagem/MG.
Hoje, o
cardápio conta com uma grande variedade de sucos, vitaminas, frapês, lanches naturais,
açaí e salada.
O objetivo da
empresa é oferecer alimentação saudável e gostosa, com ingredientes
selecionados e sabor inigualável.
Inicialmente,
os proprietários investiram R$ 150 mil e com um faturamento médio de R$ 70 mil
e lucro de 20 a 30%, obtiveram o retorno financeiro em 30 meses.
Sucos s/a: https://sucossa.com.br/
Outro negócio
promissor para 2022 é o mercado dos pets. No Brasil, existem mais de 140
milhões de animais de companhia, dos quais mais de 55 milhões são cães, 40
milhões são aves e quase 25 milhões de gatos.
Há ainda 19,4
milhões de peixes ornamentais e 2,4 milhões de outros animais, categoria que
engloba desde pequenos mamíferos, como hamsters, coelhos e porquinhos da Índia,
até répteis e anfíbios.
De acordo com
a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação
(Abinpet), apesar de já ser representativa, a quantidade de pets continua
crescendo ao longo dos anos.
O número de
cachorros cresceu 3,8% nos últimos seis anos, enquanto o de gatos se elevou em
8,1%. Destaque também para o crescimento de outros tipos de pets, como aves,
com aumento de 0,5% e répteis e pequenos mamíferos, com 4%.
Esse
incremento da população de pets tem impactos econômicos significativos. Balanço
apresentado pelo Instituto Pet Brasil (IPB) mostrou que houve alta de 4,6% nas
vendas de produtos voltados ao segmento pet em 2018.
O faturamento
foi de R$ 34,4 bilhões, ante R$ 32,9 bilhões movimentados no ano anterior. A
participação do setor representa 0,36% do PIB brasileiro e coloca o país no
patamar de segundo maior mercado pet do planeta, suplantado apenas pelos
Estados Unidos.
Metade dos
gastos no segmento são com alimentação; em seguida, aparecem os criadores, com
12,1%, medicamentos, 11,8%, serviços gerais, 10,4%, veterinários, 10,3% e pet
care 5,6%, que são as creches e hotéis para os animais.
Um exemplo de
negócio promissor neste mercado é a Horizonte Pet Store. A loja virtual, que já
acumula 50 mil visitas, vende todos os tipos de acessórios para animais.
A Horizonte
Pet Store disponibiliza produtos para pássaros, cães, gatos, peixes, répteis e
roedores.
Os itens
atendem todas as necessidades, desde alimentação, medicamentos e produtos para
higiene, até acessórios de luxo, como a estaca de canto para pássaros.
Já os donos
que querem proporcionar mais segurança para os pets, podem adquirir bolsas ou
caixas de transporte.
Além disso, a
loja também traz opções para quem quer deixar o pet relaxado por meio de CDs e
DVDs com sons da natureza.
Ou seja, uma
infinidade de opções para proporcionar uma vida saudável e confortável aos
animais.
Horizonte Pet Store: https://www.horizontepetstore.com.br/
O ato de
presentear representa uma das manifestações comportamentais mais marcantes da
cultura brasileira. Afinal, o presente simboliza a reafirmação de vínculos e o
fortalecimento do relacionamento com parentes e amigos.
Geralmente, o
varejo estimula ainda mais este comportamento promovendo o consumo nas datas
comemorativas.
Não faltam
ocasiões festivas ao longo do ano: Páscoa, Dia das Mães, dia dos pais, dia dos
namorados, dia das crianças, dia dos professores, Natal, entre outros.
De acordo com
o Sebrae, cerca de 10% das vendas mundiais de produtos são destinadas para
apresentar alguém nessas datas. Somente no Natal, gastam-se US$ 145 bilhões em
todo o mundo.
Normalmente,
os artigos mais procurados são bichinhos de pelúcia, porta-retratos,
bijuterias, arranjos de flores e, principalmente, artigos de decoração.
Contudo, cada
vez mais pessoas buscam presentes criativos para surpreender amigos, parentes e
namorados. Esse comportamento faz que a lembrança se torne única e
personalizada.
A Zona
Criativa é uma empresa de presentes que chama a atenção pela variedade de
cores, formas e frases.
Fundada em
2008, a empresa tem o objetivo de produzir presentes com criatividade e
qualidade que superem as expectativas dos clientes.
Conta com
diversas opções para fãs de filmes e séries da DC, Marvel, Disney, Garfield,
Mario, Sonic, Friends, Game Of Thrones, La Casa de Papel, Stranger Things e até
Harry Potter.
Entre os
produtos da loja estão camisetas, pantufas, canecas, bloco de anotações,
cadernos, estojos e até objetos para casa como churrasqueiras, cofres, espelhos
e luminárias.
Com itens
originais, a empresa possui, hoje, o maior número de licenças no Brasil. A
licença permite que o empresário utilize a marca de proprietários para a sua
própria atividade, trâmite importante no combate à pirataria.
Apesar da
Zona Criativa não ser uma franquia, a empresa trabalha no modelo de revendas (Faça o seu cadastro). Nesse caso, o pedido mínimo é de R$ 1.500,00.
O frete FOB,
no qual a responsabilidade da loja termina no despacho das mercadorias, é
utilizado para pedidos de R$ 1.500,00 à R$ 2.999,99.
Já o frete
CIF, no qual a responsabilidade da loja vai até a entrega das mercadorias em
seu destino, é para pedidos a partir de R$ 3.000,00 (CIF a ser consultado em
cada região).
ZonaCriativa: https://www.zonacriativa.com.br/
O negócio de
energia sustentável também se transformou em algo promissor no país e se
destaca pelo progresso da sua expansão.
Atualmente,
grande parte da energia utilizada no mundo requer o uso de combustíveis
fósseis. Dessa forma, a emissão de gases tóxicos na atmosfera continua em alta,
algo que contribui para o desenvolvimento do aquecimento global.
Para quebrar
este ciclo de poluição, há uma enorme aposta em fontes de energia renováveis.
As fontes
energéticas renováveis trazem diversas vantagens em seus usos, pois agridem
minimamente o meio ambiente se comparadas às fontes convencionais de energia.
Exemplos de fontes de energia renováveis são a luz do sol (energia solar), os
ventos (energia eólica), a água (energia hídrica), as marés (energia
maremotriz), as ondas do mar (energia ondomotriz), o calor da terra (energia
geotérmica) e a biomassa como combustível.
O Brasil tem
um grande potencial energético sustentável que pode ser percebido ao analisar
nosso cenário hidrográfico e solar.
O país é
cercado de doze grandes bacias hidrográficas, sendo que sete têm o nome de seus
rios principais: Amazonas, Paraná, Tocantins, São Francisco, Parnaíba, Paraguai
e Uruguai. As demais são agrupamentos de vários rios, não tendo um rio
principal como eixo, por isso, são chamadas de bacias agrupadas.
Isso torna o
país um potente gerador de energia através dos fluxos das massas de água, como
em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e/ou em Centrais Geradoras
Hidrelétricas (CGHs).
Além disso,
as incidências dos raios de sol são intensas durante boa parte do ano. Por
isso, a energia solar também se mostra como ótima alternativa na obtenção de
eletricidade. Tanto é que é a que tem o maior potencial de crescimento.
Em 2020, o
uso de energia solar cresceu 70%, mesmo com todas as dificuldades impostas pela
pandemia do novo coronavírus.
Além disso,
segundo um estudo divulgado pela International Energy Agency (IEA) — Agência
Nacional de Energia — a energia solar fotovoltaica está no caminho para se
tornar a fonte energética número um do mundo até 2035.
Por isso,
investir em franquias de energia sustentável é uma das melhores alternativas
para quem quer empreender nesse mercado.
O Portal
Solar é um bom exemplo de empreendimento voltado à energia sustentável.
A empresa, do
grupo Votorantim, nasceu em 2014 e oferece produtos e serviços para o comércio
da energia solar.
É responsável
por oferecer serviços de energia solar, podendo variar desde a orientação de
compra de um equipamento específico para as suas necessidades até o serviço de
instalação de um sistema completo de energia solar para residências e empresas.
Além disso,
trabalha com o modelo de franquia de energia solar com altas oportunidades de
retorno em investimento e margens de lucro.
A média de
investimento é de R$ 280 mil, incluindo os custos de instalação, taxa de
franquia e capital de giro, e o faturamento pode chegar a mais de R$ 1,5 milhão
no primeiro ano.
A franquia
será responsável pelo oferecimento de serviços como instalação, manutenção,
dimensionamento de projetos, kits fotovoltaicos e tudo que remeta ao universo
da energia solar, variando desde a orientação para aquisição de materiais
específicos até as mais diversas necessidades do cliente.
Entre os
benefícios estão a credibilidade da marca, o plano de negócios estruturado,
acesso ao melhor treinamento do mercado, menores taxas do sistema de franquias
e consultoria comercial de marketing, jurídica e de engenharia.
Portal Solar: https://www.portalsolar.com.br/
O setor de
beleza e estética já acumula um crescimento de mais de 500% nos últimos cinco
anos, de acordo com o Sebrae.
Além disso, a
área movimenta bilhões de reais em seus diversos subsegmentos, gerando emprego,
renda e desenvolvimento em todas as regiões do país.
Para se ter
ideia, o Brasil é responsável por 49% do mercado de beleza e cuidados pessoais
da América Latina.
Estética
facial, com produtos e serviços voltados ao cuidado da pele e redução de linhas
de expressão, além de intervenções de harmonização e até tratamento
odontológico;
Estética
corporal, voltada a produtos e procedimentos terapêuticos de redução de
estrias, celulites, gordura localizada, aplicação de próteses, entre inúmeros
outros tratamentos;
Estética
capilar, abrangendo produtos e serviços para cuidado dos cabelos e prevenção de
queda de fios, entre outros.
No geral,
entre os estabelecimentos que atuam nesse mercado estão clínicas de estética,
salões de beleza, consultórios médicos, spas, academias, além de franquias
especializadas em atendimentos estéticos específicos.
Um grande
exemplo de sucesso no mercado da beleza é a Natalia Beauty. A proprietária era
gerente de uma clínica estética em São José do Rio Preto/SP, mas resolveu
empreender, especializou-se na área de micropigmentação e abriu o seu próprio
negócio em 2017.
Aos poucos,
começou a dar cursos da área. A metodologia de ensino tem uma filosofia
exclusiva, chamada Flow Mind, que significa “deixar a mente fluir”.
A Natalia
Beauty Academy propõe que os empresários comecem no curso de formação de Flow
Brows Iniciante, evolua com a versão avançada e amplie os serviços com a
micropigmentação lavial e paramédica
A empresa já
formou mais de 10 mil pessoas em cursos de micropigmentação de sobrancelha,
lábios e paramédica, como reconstrução de aréolas, com técnicas nomeadas pela
empresária. Atualmente, possui filiados na Argentina, Austrália, Suiça, China,
Portugal e EUA.
No Instagram,
são mais de 2 milhões de seguidores acompanhando fotos e vídeos de
procedimentos e dicas da marca sobre como fazer os resultados durarem mais.
O
investimento inicial é de R$ 300 mil, com o faturamento médio de R$ 150 mil e
margem de lucro de 30% é possível obter retorno financeiro em 12 meses.
Natalia
Beauty: https://nataliabeautyacademy.com/
De acordo com
a Associação Brasileira de Franchising (ABF), franquias de bijuterias faturam
cerca de R$ 600 milhões por ano. Fazendo parte do segmento de moda, o negócio é
um dos responsáveis pelo crescimento anual de 10,40% do ramo.
Para começar
no segmento, é importante fazer uma pesquisa de público do modo mais detalhado
possível, dedicando atenção à situação econômica, faixa etária e outros
aspectos.
Outro ponto
essencial na escolha de uma franquia é a possibilidade de investimento. Para se
ter uma ideia, uma loja de 20 m² requer investimento de quase R$ 57 mil.
A estimativa
do Sebrae compreende gastos como a reforma do local, compra de mobiliário e
outras, mas ainda não considera a taxa de franquia e royalties. Afinal, esses
últimos valores variam de acordo com a franqueadora.
A Gazin semijoias se destacou mesmo diante da
pandemia ao crescer 93%. A marca nasceu em 2010 em Limeira/SP e vende peças
banhadas a ouro 18k, 22k, 24k.
Em 2014, se
tornou importadora e começou a fabricar produtos próprios fora do país. Hoje,
vende linhas de marca própria por meio de revendas, lojas físicas e unidades
multimarcas.
Ao longo de
2020, com o avanço da pandemia, o empreendedor resolveu remodelar o formato,
que havia sido desenhado para franquias físicas, e decidiu transformá-las em
micro franquias home based, para trabalhar em casa e atender ao novo momento do
mercado. Com isso, acumula mais de 2 mil franquias e 50 mil revendedoras.
Além disso,
criou uma espécie de programa de pontos para bonificar e estimular os
franqueados pelas vendas. Para diferenciar a franquia das revendedoras, o
empreendedor apostou em uma tabela de descontos progressivos, na qual a unidade
franqueada sempre paga menos pelos produtos, de acordo com a quantidade
adquirida.
O
investimento inicial é de R$ 4 mil, com faturamento médio de 8 mil e lucro de
50%, o retorno financeiro pode ser obtido em dois meses.
Gazin: https://gazinsemijoias.com.br/
Outra empresa
que se destaca no segmento é a Le Briju. Focada em construir sua presença nos
shoppings, a Le Briju comercializa bijuterias, semijoias e acessórios de qualidade
a preços acessíveis, com o objetivo de agradar diversos públicos.
Por esse
motivo, a franqueadora conta com mix de produtos diversificados, que vão desde
anéis, brincos, colares, pulseiras, bolsas, lenços, chapéus e acessórios de
cabelo.
A rede, que
já está no mercado desde 2016, entrou no franchising em 2021 e, a partir de
então, já é a responsável pela administração de dez unidades próprias.
A Le Briju
tem um formato de franquia tradicional, voltada para shoppings e com uma metragem
média de 35m². O investimento inicial na rede parte de R$ 390 mil, já incluso a
taxa de franquia, capital de giro e estoque inicial.
O faturamento
médio mensal é de R$ 90 mil mensais, com lucro de 15%. Assim, o retorno
financeiro é obtido em 32 meses.
Le Briju: https://www.lebriju.com.br
Por fim, a
pandemia de coronavírus incentivou o ensino a distância (EAD). Em 2020, pela
primeira vez na história, os cursos de graduação à distância no Brasil
receberam mais alunos novos do que os presenciais, tanto na rede pública quanto
na privada.
É o que
mostra o Censo de Educação Superior divulgado pelo Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Mesmo que a
pandemia tenha contribuído para esse feito, a tendência já era observada mesmo
antes da doença. Nos últimos dez anos, o índice de novos alunos de EAD aumentou
428,2%. Nas graduações presenciais, houve queda de 13,9% no mesmo período.
Os dados
também apontam que pessoas que optam por estudar de forma online trabalham mais
horas por dia do que os estudantes presenciais.
Por conta
disso, o EaD é a saída ideal para que eles possam se qualificar. E,
consequentemente, buscar uma posição melhor no mercado de trabalho.
Para essas e
outras pessoas, o ensino a distância no Brasil é essencial. Entre os benefícios
estão a produtividade, economia, praticidade e inclusão.
A Udemy, por
exemplo, é uma plataforma EAD criada em 2010 para profissionais estudarem e
ensinarem.
O conteúdo
dos cursos é bem variado com cursos de auto-ajuda, teoria musical, cuidar de
animais domésticos, programação (da básica à avançada), análise de dados,
design, vendas e outros mais com intuito profissionalizante, alguns gratuitos e
outros pagos.
Os cursos da
Udemy, em sua maioria, oferecem certificados de conclusão.
As maneiras e
ferramentas de ministrar aulas dependem exclusivamente do professor, por
exemplo, pode-se publicar cursos com slides, vídeos, questionários, exercícios
e até aulas ao vivo.
A plataforma
também conta com um sistema de chat e comunidade para que os alunos possam
interagir entre si e/ou com instrutores, seja para debater temas variados ou
tirar dúvidas.
A plataforma
reúne 150 mil aulas online feitas por 57 mil instrutores para 50 milhões de
estudantes. São cursos online em 65 idiomas, com instrutores e alunos de mais
de 190 países.
Udemy: https://www.udemy.com/
Outra
instituição de ensino à distância que vem se destacando nos últimos tempos é a
ComSchool.
Fundada em
2008, a instituição tornou- se referência em cursos de performance digital. Em
2020, foi adquirida pelo Grupo Magalu com o propósito de transformar a vida de
milhões de brasileiros.
Atualmente,
oferece mais de 200 cursos de Marketing Digital, E-commerce, Redes Sociais e
Comportamentos na Era Digital.
Os
Certificados ComSchool são reconhecidos, carimbados e assinados por uma instituição
de peso internacional: a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, ABComm.
Nada menos que a terceira maior organização no mundo, sem fins lucrativos e com
foco em digital.
Além disso,
os certificados dão direito a usar os selos profissionais, em sites, redes
sociais, blogs e cartões de visitas.
ComScool: https://www.comschool.com.br/
A Columbia Trading é uma empresa atuante no ramo logístico e trading no Brasil, parte de um grupo líder mundial em operações de Trading de Commodities Agrícolas, é prestigiada por ser uma das empresas mais éticas e responsáveis. Pautam a experiência do usuário (UX) como ponto chave para o sucesso. Em 20 anos de existência, especializaram-se em soluções para Comércio Exterior, além de possibilitar um processo mais otimizado de importação e exportação aos seus clientes. Veja mais:
www.columbiatrading.com.br