Vamos transformar juntos o Comércio Exterior no Brasil.

Estamos preparando um novo ciclo de aceleração cheio de novidades. Se você acredita que a sua startup irá mudar o futuro do comércio exterior, não deixe de preencher o formulário de cadastro e receba as novidades em primeira mão.

Faça seu cadastro

Blog Aceleradora 4Comex

08.10.2021 Startups

Startup: Saiba o que é e como funciona

Você sabe o que é, de fato, uma Startup? Neste post, vamos entender melhor o que ela é e como pode ser classificada de acordo com a escala desejada.

A Startup é diferente, ela não é uma empresa em miniatura, é apenas diferente de uma empresa já madura. É preciso cuidado ao ler um livro, revista ou jornal de negócios e interpretar as informações de maneira errônea.


Por que a Startup é diferente de uma empresa consolidada?

A empresa madura já possui processos específicos de gerenciamento, de produção, de marketing e vive questões diferentes da fase de startup, onde ainda existem incertezas.

Exatamente isso, startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

Essa é a principal diferença entre ela e uma empresa estabelecida, que já possui elementos conhecidos e apenas precisam ser melhorados.

Por isso, não é correto definir a startup com uma microempresa, ela é uma empresa iniciando e tentando encontrar um modelo que seja lucrativo no futuro.

Por conta disso, ela possui dúvidas, dilemas e questões diferentes. 

Uma empresa grande também cria coisas novas, mas isso é feito com a intenção de inovar, mas ela já conhece o mercado, conhece clientes, etc.


O que uma startup deve buscar?

Se você está querendo ou já abriu uma startup e ainda não tem ideia de qual tipo de produto ou serviço quer oferecer, não se desespere, o caminho é esse mesmo.

Primeiramente, cria-se uma empresa visionária e depois os produtos vão aparecendo naturalmente. O livro Built to last, de Jim Collins e Jerry l. Porras, é um grande defensor dessa teoria.

Lembre-se que a Startup está operando em um modo de busca, tentando descobrir mais sobre a própria ideologia, o que irá oferecer e para quem. 

Especificamente, ela está em busca de um modelo de negócio e por isso suas necessidades são diferentes.

Muitas pessoas com desejo de serem empreendedoras têm buscado esse conceito. 


Conheça as principais características de uma startup:

Inovação

Essa é uma das características mais marcantes de uma startup. É o grande diferencial comparado ao mercado tradicional. É o incentivo para o crescimento daquelas que alcançam o sucesso.

A inovação é uma maneira diferenciada de propor soluções únicas para determinado problema. É a maneira de enxergar as coisas de forma diferente e oferecer produtos ou serviços que revolucionam ou que até mesmo criam novos mercados.

Escalabilidade

É um conceito que está associado a criar e manter um negócio com potencial de crescimento, mantendo as qualidades que lhe agregam valor, administrando as despesas sem aumentar seu custo proporcionalmente.

Em outras palavras, é a capacidade da empresa de aumentar seu faturamento em uma velocidade maior do que as despesas, que incluem custos com funcionários, matéria-prima, aluguel, etc.

Flexibilidade

Ser flexível é saber se adaptar de forma ágil, seja internamente ou externamente. 

Uma startup precisa organizar seus processos de forma prática, tomando decisões com rapidez, experimentando as possibilidades e se adequando à demanda do mercado. 

A flexibilidade é uma importante característica, ela proporciona às empresas muitas oportunidades para melhorarem constantemente suas formas de trabalho.


Como dar um UP nos negócios

Existem empresas que podem auxiliar no desenvolvimento de startups, chamadas de aceleradoras. Suas principais características são:

- Apoiam empresas que estão iniciando, mas que já estão em funcionamento, com um modelo testado e aprovado pelo mercado.

- Focam, principalmente, em negócios com alto potencial de crescimento.

São administradas por empresas, pessoas que investem e que empreendem em busca de novas oportunidades.

- Oferecem estrutura, investimento e orientação voltada para o mercado, mas geralmente cobrando uma participação na empresa acelerada.


Conheça a 4Comex

Quer dar um UP em seus negócios? Se conecte com a 4Comex 

A 4Comex é uma aceleradora de startups que nasceu dentro de uma organização tradicional, com o objetivo de promover a inovação aberta, resolver grandes desafios do comércio exterior e aumentar a taxa de sucesso das startups em seus estágios iniciais de desenvolvimento.

Para saber mais, é só clicar aqui.

Vamos Conversar? Cadastre seu email e fique conectado com esse ecossistema de inovação.

Realização

A Columbia Trading é uma empresa atuante no ramo logístico e trading no Brasil, parte de um grupo líder mundial em operações de Trading de Commodities Agrícolas, é prestigiada por ser uma das empresas mais éticas e responsáveis. Pautam a experiência do usuário (UX) como ponto chave para o sucesso. Em 20 anos de existência, especializaram-se em soluções para Comércio Exterior, além de possibilitar um processo mais otimizado de importação e exportação aos seus clientes. Veja mais:

www.columbiatrading.com.br
Contato
imprensa@a4comex.com.br
projetos@a4comex.com.br