Vamos transformar juntos o Comércio Exterior no Brasil.

Estamos preparando um novo ciclo de aceleração cheio de novidades. Se você acredita que a sua startup irá mudar o futuro do comércio exterior, não deixe de preencher o formulário de cadastro e receba as novidades em primeira mão.

Faça seu cadastro

Blog Aceleradora 4Comex

15.09.2021 Dicas

Empreendedorismo no Brasil

Você sabia que em 2017 o empreendedorismo no Brasil entre pessoas de 28 a 34 anos cresceu de 50% para 57%? 

Esse é um crescimento significativo. Nesse caso, são 15,7 milhões de jovens querendo abrir o próprio negócio.

Ainda, segundo estudos, 30,5% dos jovens entre 24 e 34 anos estão tentando criar um negócio ou já tem um estágio inicial.

Mas não são apenas os mais jovens que decidem apostar no próprio negócio, pelo contrário, o empreendedorismo no Brasil vem crescendo cada vez mais e aliviando, em parte, o desemprego, por exemplo.

Pequenos negócios são responsáveis por mais de 50 milhões de pessoas com carteira assinada.

As micro e pequenas empresas são hoje responsáveis pela geração de 70% dos brasileiros ocupados no setor privado.

De acordo com um estudo feito pelo SEBRAE, dos 72 milhões de brasileiros que compõem esse grupo, 56,6 milhões têm a origem das suas receitas dos negócios de pequeno porte.

Do total de pessoas que sobrevivem de um pequeno negócio, 26 milhões são empreendedores que empregam ou que trabalham por conta própria, sejam eles formais ou não.


Empreendedor x Gestor

Um erro comum que as pessoas cometem é confundir quando se fala em empreendedorismo e um bom gestor de negócios, pois existem diferenças.

Se buscarmos na etimologia da palavra empreendedor, encontramos o significado como “agente de mudança”, ou seja, quem empreende sempre traz uma inovação.

A trajetória da natureza humana já é marcada por grandes saltos e situações ousadas de evolução, e o empreendedorismo no Brasil se encaixa justamente nesse aspecto da história.

Isso significa que empreender é avançar perante um desconhecido que pode ser bom, é uma oportunidade de fazer com que sonhos e projetos deem certo.

Antes de se decidir pelo ramo a ser seguido, é essencial observar o movimento naquilo em que se tem uma intenção de criar uma ambiente de negócio, verificando os casos que foram bem sucedidos em áreas parecidas.

Isso pode trazer grandes aprendizados e evitar que erros sejam cometidos, pois estamos ainda em um cenário de crise e tirar lições de quem vem sobrevivendo a ela é extremamente importante.

Essa observação faz com que você domine as variáveis pertinentes ao seu ramo de empreendimento e da cadeia ao qual o segmento participa.


Empreender requer planejamento

As estatísticas no Brasil indicam que a maioria das pessoas que decidem empreender, o fazem por necessidade e não por oportunidades.

Para quem se encaixa nesse ponto, é preciso cuidado para não agir por ímpeto e acabar criando para si mais um problema.

Saber somente a teoria sobre empreendedorismo no Brasil, apesar de criar uma base conceitual forte, não garante o sucesso do negócio. Muitas observações precisam ser consideradas.


O que isso quer dizer?

Vamos usar o exemplo de alguém que quer abrir o próprio negócio porque precisa ganhar dinheiro para pagar as contas. É muito provável que essa pessoa não faça um planejamento.

Normalmente, quem está nessa situação, costuma fazer uma pesquisa básica para identificar o negócio próximo a ele que mais está lucrando. 

Então, vamos supor, que ao fazer essa pesquisa, a pessoa descobre que em seu bairro, quem mais está ganhando dinheiro é o dono de uma padaria.

Naturalmente, ela irá repetir o comportamento do negócio que ele acredita ser o melhor, sem estudar se há necessidade de mais uma padaria naquele bairro e deixando de apostar naquilo que ele faz de melhor.

Às vezes, existe um talento desconhecido, esquecido ou até mesmo ignorado pela ânsia de ganhar mais dinheiro, sendo que ao investir em algo que sabemos fazer, além de satisfação pessoal, haverá o lucro como consequência.


6 passos para ser um empreendedor de sucesso

Existem alguns passos que seguidos corretamente podem fazer de você um empreendedor de sucesso:

1. Tenha disciplina

A disciplina irá te ajudar a manter o foco e direcionar sua energia para a realização do seu projeto.

2. Estude o seu mercado

Por mais que você acredite que saiba sobre o ramo de negócio que deseja começar, não deixe de se atualizar e saber tudo quanto for possível em relação a ele.

3. Peça ajuda

Principalmente se você não tiver experiência em empreender, pode ficar difícil tomar algumas decisões, por isso, não hesite em procurar ajuda com pessoas de confiança, possíveis mentores e empreendedores do ramo.

4. Seja persistente

Não foque no sucesso imediato porque sua frustração pode ser bastante grande. 

Os maiores personagens do cenário de empreendedorismo no Brasil alcançaram seus objetivos com persistência, sabendo que é um projeto de resultados que, apesar de serem a longo prazo, são efetivos.

5. Faça um planejamento

É impossível abrir um negócio sem ter um bom planejamento. A princípio pode parecer que não, mas, provavelmente, a falta dele trará muitas dores de cabeça.

6. Inove

Não importa qual negócio você deseja começar, alguém já teve essa ideia antes, por isso, seja inovador e procure sair do óbvio. 

As demandas do consumidor estão mudando, sendo assim, esteja sempre atualizado.


Conheça a 4Comex

Quer dar um UP em seus negócios? Se conecte com a 4Comex 

A 4Comex é uma aceleradora de startups que nasceu dentro de uma organização tradicional, com o objetivo de promover a inovação aberta, resolver grandes desafios do comércio exterior e aumentar a taxa de sucesso das startups em seus estágios iniciais de desenvolvimento.

Para saber mais, é só clicar aqui.


Vamos Conversar? Cadastre seu email e fique conectado com esse ecossistema de inovação.

Realização

A Columbia Trading é uma empresa atuante no ramo logístico e trading no Brasil, parte de um grupo líder mundial em operações de Trading de Commodities Agrícolas, é prestigiada por ser uma das empresas mais éticas e responsáveis. Pautam a experiência do usuário (UX) como ponto chave para o sucesso. Em 20 anos de existência, especializaram-se em soluções para Comércio Exterior, além de possibilitar um processo mais otimizado de importação e exportação aos seus clientes. Veja mais:

www.columbiatrading.com.br
Contato
imprensa@a4comex.com.br
projetos@a4comex.com.br