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Blog Aceleradora 4Comex

16.03.2020 Dicas

4 Lições aprendidas ao logo do 1º Ciclo de Aceleração da 4Comex!

No final de 2018, começamos a estruturar a Aceleradora 4Comex. Queríamos algo diferente. Queríamos uma ação que fizesse diferença para o ecossistema de comércio exterior e de logística internacional. Precisávamos olhar as demais aceleradoras, que têm feito um excelente trabalho por vários anos, e nos perguntar: o que precisamos adaptar para o nosso ambiente? Pois, nem de longe, podíamos considerar a cultura de comércio exterior brasileira como inovadora (aliás, esse ponto tem sido provado nessa nossa curta experiência).

Depois de 10 meses de existência, com um ciclo executado com sucesso e um projeto piloto com uma grande universidade para lançar desafios, resolvemos realizar uma rodada de “lições aprendidas”. Antes de entrar propriamente dito nessas lições (são quatro, para antecipar!), gostaríamos de mencionar que nos inspiramos bastante no que “dá certo” nas grandes aceleradoras e não descartamos, de nenhuma maneira, toda a experiência que esses profissionais possuem.


Lição 1: Customização e mentorias especializadas

Tomando como premissa que o ecossistema em que estamos inseridos (ainda) não é inovador, nós não receberíamos (e nem receberemos, num prazo de, pelo menos, dois anos) diversas inscrições para o nosso programa de aceleração. Dessa maneira, mesmo com uma equipe pequena e atuando em tempo parcial, vimos como uma oportunidade de atuarmos de modo diferente: customizar o programa, adaptando às necessidades da startup, não solicitando para que elas refizessem algo que, anteriormente, elas haviam investido tempo em elaborar.

Como fizemos isso? A Aceleradora 4Comex é uma aceleradora corporativa, da Columbia Trading, e tem todo o conhecimento relacionado a comércio exterior e logística internacional disponível aqui, com mentores altamente especializados. Se entendemos que a área de domínio não é diretamente a nossa, possuímos excelentes parceiros para fazê-los, buscando os mentores dentro de um vasto networking que possuímos aqui. Mas, vale destacar que antes de partir para a customização, fazemos uma avaliação profunda sobre a startup, identificamos gaps e propomos a eles quais são as nossas ideias. Em conjunto, então, aceleramos.

O resultado? As startups, que tinham passado por aceleração em outros programas, nos elogiaram imensamente e viram que pudemos agregar valor. Essa fórmula será testada, mais uma vez, no próximo ciclo. Estamos cientes, também, que essa dinâmica só é possível aplicá-la quando estamos acelerando poucas.


Lição 2: Parceria tecnológica e consolidação de parcerias

A Columbia Trading não é, nem de longe, uma empresa especializada em tecnologia. Na avaliação inicial, antes mesmo da fundação da 4Comex em 2019, foi entendido pelo líder do projeto e diretor comercial e de inovação da empresa, Daniel Barreto, que essa “perna” de tecnologia era extremamente importante para a melhor fluidez dos trabalhos da nossa aceleradora, fosse para avaliar a estrutura tecnológica da solução apresentada pela startup ou na busca de indicar melhorias imediatas necessárias para as aceleradas.

Nesse momento, o projeto foi apresentado para alguns colaboradores da ECOMEX-NSI que imediatamente embarcaram. Não apenas como simples avaliadores de projetos e de sistemas, em etapas pré-estabelecidas, mas no sentido de ajudar a estruturar a Aceleradora 4Comex. A parceria tem sido extremamente produtiva com a disponibilização de profissionais altamente competentes. A surpresa foi tão grande e positiva que existem mais mentores a postos para cooperar do que demandamos deles.

Além da ECOMEX-NSI, ainda vislumbramos a expansão de mais parceiros. Informalmente, contamos com a participação de multinacionais (que, infelizmente, não temos a permissão de citá-las aqui) na estruturação de desafios que impactem o nosso ecossistema. Mais do que isso... Essas empresas ajudaram a validar os problemas de startups e a estruturar as melhorias que foram estabelecidas como metas durante o programa de aceleração. 

Recentemente, inspirados em uma parceria que firmamos com uma grande empresa visando trazer benefícios diretos para as startups, elaboramos uma “Declaração de Cooperação”. Durante esses próximos dois anos, temos a intenção de buscar mais parceiros com o objetivo de lapidar a nossa capacidade de desenhar mais desafios para o nosso ecossistema e fortalecer a nossa rede de mentores especializados.


Lição 3: Engajamento da comunidade de modo mais estruturado

Creio que você esteja cansado de ler, pelo tanto que repetimos isso, que o nosso ecossistema não é tão inovador quanto deveria ser, a julgar pelo seu potencial. Com o objetivo de mudar essa realidade, desde o dia 02 de maio de 2019 (dia da nossa fundação oficial), temos buscado criar oportunidades para despertar a necessidade do maior engajamento de toda a comunidade nessa nova era que se aproxima. Transformação Digital e Revolução Industrial 4.0 são dois termos que têm sido mais explorados por nós.

Mas, explorados onde exatamente? Nos fóruns que participamos, em conversa que temos com parceiros, em artigos que escrevemos, nas nossas redes sociais... Onde vemos uma oportunidade, fazemos de tudo para aproveitá-la! Dois exemplos: no ano passado, em parceria com a CIESP Campinas, organizamos um evento sobre Transformação Digital no Comércio Exterior; nesse ano, falamos numa plenária da Associação de Usuários de Recof e OEA (A.E.R.). O que conseguimos concluir a partir dessas duas experiências? Que são raras as empresas que possuem projetos de Transformação Digital e, tende a zero, as organizações que envolvem os departamentos de comércio exterior e de logística internacional. (Para quem está nos lendo, gostaria apenas de avisar que não existe “bala de prata” quando falamos de Transformar Digitalmente uma organização)

Estamos cientes de que essa “lição aprendida” está incompleta, nesse momento. Por quê? Porque almejamos algo imenso e que, provavelmente, demorará anos. Entretanto, percebemos que algumas empresas, através de colaboradores específicos, nos deram o feedback que estarão engajados em colaborar conosco. A demanda estava represada e estamos tentando despertá-la!


Lição 4: Desafios

Num primeiro momento, não mapeamos os desafios internos. Lançamos desafios genéricos ao mercado e estruturamos um desafio específico para a Universidade (ler aqui o artigo sobre o nosso trabalho com eles). Atingimos a nossa meta de captação de startups com os genéricos e nos surpreendemos com a Mackenzie (e temos a mesma expectativa para o fim desse semestre, com essa mesma universidade e com a Unicamp). Uma das startups nos apresentou um mundo novo que nem estávamos olhando, inclusive! Isso nunca aconteceria se tivéssemos focado apenas em desafios internos, específicos. E qual a lição que tiramos realmente desse ponto? Não limitarmos a imaginação das startups!

Não estamos criticando quem trabalha com desafios específicos, principalmente, porque para esse ano, trabalharemos. Mas faz bem demais acreditar que não conseguimos observar tudo e que existem oportunidades escondidas que alguém terá uma excelente ideia. E, se tivermos um pouco de sorte, seremos o ambiente onde essa solução florescerá!

        E, por fim, queríamos comentar que erramos, erramos bastante, mas entendemos simplesmente que isso faz parte do processo de amadurecimento de uma Aceleradora quer transformar o comércio exterior brasileiro...


Yuri da Cunha Ferreira

Especialista de Comércio Exterior


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Realização

A Columbia Trading é uma empresa atuante no ramo logístico e trading no Brasil, parte do Grupo ECOM, líder mundial em operações de Trading de Commodities Agrícolas, é prestigiada por ser uma das empresas mais éticas e responsáveis. Associada ao Instituto Ethos, pautam a experiência do usuário (UX) como ponto chave para o sucesso. Em 20 anos de existência, especializaram-se em soluções para Comércio Exterior, além de possibilitar um processo mais otimizado de importação e exportação aos seus clientes. Veja mais:

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