Vamos transformar juntos o Comércio Exterior no Brasil.

Estão abertas as inscrições para o Programa de Aceleração da 4Comex, a primeira aceleradora exclusivamente focada em comércio exterior.

Faça sua Inscrição

Blog Aceleradora 4Comex

07.01.2020 Cases de sucesso

Em 2020, potencialize a sua comunicação com o pensamento visual.

O ano de 2020 está apenas começando, mas temos certeza que você tem diversas ideias que precisa tirar do papel, ou ainda, que você quer muito organizar suas ideias e com isso explicar para o mercado qual é a solução que a sua startup oferece, de uma forma que os seus potenciais clientes reconheçam o valor do seu produto ou serviço. 


Comunicação é um desafio para muitos empreendedores. Saber comunicar bem as suas ideias pode ser a diferença entre mais um produto ou serviço sendo oferecido ao mercado, ou um grande sucesso. 


Mas não são apenas os empreendedores que precisam se esforçar para se comunicar com clareza, todos nós precisamos, especialmente os gestores, que devem orientar as pessoas em suas equipes para que caminhem todas na mesma direção, com uma mesma visão de futuro.


A caixa de ferramentas de comunicação é vasta, hoje falaremos sobre o Pensamento Visual, que além de ser uma ótima ferramenta para comunicar conceitos mais abstratos e complexos, é também uma das armas secretas do processo criativo e da inovação. 




Pensar de forma visual, e, consequentemente, se comunicar de forma que as pessoas possam visualizar aquilo que você está dizendo, significa utilizar ferramentas visuais como: figuras, diagramas, rascunhos e até mesmo post its para construir e discutir ideias, pensamentos e significados.


Quando utilizamos desenhos e esquemas para ilustrar as nossas ideias, ajudamos as outras pessoas a imaginarem e visualizarem um conceito que ainda é abstrato. Muitas vezes apenas palavras não são suficientes, ou não são a melhor forma, para explicarmos o que queremos dizer.


Muitas pessoas resistem ao pensamento visual por não confiar nas suas habilidades como desenhistas. A verdade é que você não precisa ter nenhum talento especial ou técnica de desenho para utilizar o pensamento visual a seu favor, basta ter a coragem de rascunhar as suas ideias, utilizando elementos visuais para explicar os conceitos mais complexos.


Quando você desenha as suas ideias, aumenta a qualidade do debate, pois coloca todos na mesma página.


Post its são grandes aliados do pensamento visual, pois nos permitem facilmente colocar elementos no papel, organizar e reorganizar as ideias com agilidade. Aqui vão 03 dicas para usar Post its:


    1. Utilize canetas hidrográficas para escrever e ficar mais visível;

    2. Escreva apenas um elemento em cada Post it;

    3. Utilize poucas palavras.


Outro recurso do pensamento visual são os desenhos, eles geram um excelente resultado, pois as pessoas reagem melhor a desenhos     do que a palavras. Um desenho simples pode expressar uma ideia que exigiria muitas palavras.


É mais fácil do que você imagina, um boneco palito sorrindo ou triste, transmite emoções, um saco de dinheiro grande e outro pequeno, transmite proporção, por exemplo.


Você pode usar esse recurso em reuniões com seus clientes, utilizando um quadro branco ou mesmo uma folha de papel para rascunhar um diagrama enquanto fala. Pode também utilizar recursos gráficos e audiovisuais, como uma apresentação de power point com um fluxograma ou até mesmo um vídeo no estilo “draw my business”, em que as ilustrações acompanham a fala, dando vida ao que está sendo dito.


Portanto, não tenha vergonha de soltar a criatividade e utilizar desenhos e esquemas para tangibilizar as suas ideias e potencializar a sua comunicação!


Vamos Conversar? Cadastre seu email e fique conectado com esse ecossistema de inovação.

Realização

A Columbia Trading é uma empresa atuante no ramo logístico e trading no Brasil, parte do Grupo ECOM, líder mundial em operações de Trading de Commodities Agrícolas, é prestigiada por ser uma das empresas mais éticas e responsáveis. Associada ao Instituto Ethos, pautam a experiência do usuário (UX) como ponto chave para o sucesso. Em 20 anos de existência, especializaram-se em soluções para Comércio Exterior, além de possibilitar um processo mais otimizado de importação e exportação aos seus clientes. Veja mais:

www.columbiatrading.com.br
Contato
imprensa@a4comex.com.br
projetos@a4comex.com.br