Vamos transformar juntos o Comércio Exterior no Brasil.

Estamos preparando um novo ciclo de aceleração cheio de novidades. Se você acredita que a sua startup irá mudar o futuro do comércio exterior, não deixe de preencher o formulário de cadastro e receba as novidades em primeira mão.

Faça seu cadastro

Blog Aceleradora 4Comex

26.12.2019 Cases de sucesso

Retrospectiva 2019

Sem dúvida alguma, 2019 foi um ano que marcou a história da Aceleradora 4Comex, já que esse foi o ano da nossa fundação e de alguns marcos bastante significativos para nós.

A nossa história teve início, assim como a história da maioria das startups, com uma inquietação, uma dor a ser resolvida. O nosso questionamento estava relacionado ao futuro do Comércio Exterior Brasileiro e o grande potencial que tínhamos para inovar nesse ecossistema, mas que não estava sendo aproveitado.

Como vocês sabem, somos uma Aceleradora com foco exclusivo em soluções inovadoras para o Comex e nascemos dentro da Columbia Trading, uma empresa especializada em facilitar e planejar processos de importação, uma verdadeira extensão do departamento de comércio exterior dos clientes.

Como uma empresa de Trading, a Columbia está 100% imersa no ecossistema de Comércio Exterior Mundial, conhece de perto todos os processos praticados atualmente e as maiores dores das empresas que precisam exportar ou importar.

A sua dor  como trading, era justamente entender como ser um motor de fomento à inovação nesse ecossistema, tanto para ajudar o Brasil a ter um papel mais significativo no comércio exterior mundial, quanto para inovar na sua atuação.

A partir dessa dor, nasceu a ideia de desenvolver um programa de inovação aberta e um programa de inovação interna, simultâneos e complementares. Como iniciativa de inovação aberta, a solução proposta foi a criação da Aceleradora 4Comex, já como iniciativa de inovação interna, a solução criada foi o Laboratório de Inovação, que somou ações de comunicação interna, workshops de capacitação e um programa de inovação que conta com desafios reais da empresa e o engajamento de todos os colaboradores.

A construção da 4Comex começou com um processo de benchmarking, para que entendessemos o cenário atual de inovação aberta e de aceleradoras corporativas. Depois, partimos para desenhar uma definição clara de qual problemas queríamos resolver e 4 oficinas de Canvas, conduzidas por um consultor externo, em que o nosso grupo explorou as diversas oportunidades de modelo de negócio para uma Aceleradora.

Depois soltamos a criatividade para explorar diferentes formatos para o nosso modelo de aceleração e desenhamos o nosso primeiro ciclo, que seria customizável para atender as demandas de cada startup.

Os projetos contaram com o trabalho direto de uma pessoa interna e uma consultora externa alocada dois dias por semana, além do apoio direto da diretoria comercial e do nosso parceiro de tecnologia a NSI. Também contamos com um comitê de gestores que participam de reuniões para tomada de decisão e são mentores das startups.

O envolvimento da diretoria e dos gestores é um pilar fundamental para o progresso da Aceleradora, pois trabalhamos diretamente a conexão entre as soluções desenvolvidas pelas startups e como elas podem ser aplicadas ao nosso negócio e aos nossos clientes.

Foi um ano agitado, no qual fizemos um trabalho de formiguinha para conhecer outros programas de inovação e muitas startups, trocar figurinhas e aprender muito, aliás para nós essa é a real missão de uma startup no início da sua jornada: aprender na prática.

Conhecemos o Leap da KPMG, o Habitat do Bradesco, o Vetor da Andrade Gutierrez, a área de inovação da DHL e o programa de startups da IBM, que se tornou nossa parceira. Aprendemos muito!

Palestramos em dois congressos, um para discutir a Revolução Digital no Comércio Exterior e outro para apresentarmos a nossa visão de Inovação em Comex, foi a nossa oportunidade de já compartilhar os nossos aprendizados com empresas que também querem trilhar uma jornada de inovação.

Estamos chegando na reta final do nosso primeiro Ciclo de Aceleração, momento no qual as startups construirão um business case e terão a possibilidade de receber investimento, ficando mais 6 meses conosco para receber mentoria e conquistar os melhores resultados a partir do investimento feito.

O momento agora é de coletar as lições aprendidas e nos prepararmos para mais um ano de muitos desafios e de muita inovação.

Uma lição que já aprendemos e podemos compartilhar é que existe um oceano azul enorme para empresas e startups dispostas a inovar em Comex. Nós estamos aqui para compartilhar nossos aprendizados, evidenciar esses grandes desafios a serem resolvidos e impulsionar as novas soluções.

#vempra4comex


Vamos Conversar? Cadastre seu email e fique conectado com esse ecossistema de inovação.

Realização

A Columbia Trading é uma empresa atuante no ramo logístico e trading no Brasil, parte de um grupo líder mundial em operações de Trading de Commodities Agrícolas, é prestigiada por ser uma das empresas mais éticas e responsáveis. Pautam a experiência do usuário (UX) como ponto chave para o sucesso. Em 20 anos de existência, especializaram-se em soluções para Comércio Exterior, além de possibilitar um processo mais otimizado de importação e exportação aos seus clientes. Veja mais:

www.columbiatrading.com.br
Contato
imprensa@a4comex.com.br
projetos@a4comex.com.br