Vamos transformar juntos o Comércio Exterior no Brasil.

Estão abertas as inscrições para o Programa de Aceleração da 4Comex, a primeira aceleradora exclusivamente focada em comércio exterior.

Faça sua Inscrição

Blog Aceleradora 4Comex

17.12.2019 Dicas

Por que o mindset de crescimento é importante?

“Não dividimos o mundo entre fracos e os fortes, ou entre sucessos e fracassos [...] divido o mundo entre os que aprendem e os que não aprendem.” - Benjamin Barber


Na era do conhecimento e da competitividade a cada dia mais acirrada, ter um equipe altamente capacidade é fundamental para as empresas, sendo o desenvolvimento humano um grande desafio para grandes corporações ou startups em crescimento acelerado.

Do ponto de vista do indivíduo, seja ele um líder ou um colaborador em uma empresa, ou ainda um empreendedor lutando para tornar sua ideia um grande sucesso, o aprendizado constante, que leva ao desenvolvimento pessoal, é fundamental.


Todos nascemos com um intenso ímpeto de aprender, basta observar um bebê e como tudo que ele fez está conectado com experimentação e aprendizado. Então, o que poderia tornar uma pessoa, alguém que não aprende?


A mudança de mindset!


Um bebê não pensa que nada é difícil demais, ou tem medo de se expor ou errar, e olha que eles estão aprendendo do zero algumas das tarefas mais difíceis de serem aprendidas na vida: como caminhar e falar.


Quando o bebê cresce, se torna uma criança, e aprende a ser avaliar, esse mindset de crescimento que ele tinha de que tudo era possível de ser aprendido, se transforma em um mindset fixo, que acredita que nossa habilidades são limitadas e pré-estabelecidas.


Desenvolvemos uma espécie de medo de não sermos inteligentes que nos faz rejeitar as oportunidades de aprender.


Em uma experiência feita pela autora e neurocientista Carol S. Dweck, autora do Livro Mindset - A nova psicologia do sucesso, eles testaram crianças de 4 anos de idade, oferecendo a escolha: elas podiam refazer um quebra-cabeça fácil, que elas já conheciam, ou tentar um novo mais difícil. Mesmo nessa idade, muitas crianças já adotavam um mindset fixo, acreditando que suas habilidades são imutáveis, não querendo assumir desafios novos de aprendizado.


Elas acreditavam que: “as crianças que já nascem inteligentes não cometem erros”, portanto, para se sentirem inteligentes, não deveriam arriscar e correr o risco de falhar.


Já o grupo de crianças que tinham um mindset de crescimento, que acreditavam que podiam aprender e se tornar mais inteligentes com isso, achavam a pergunta muito estranha, por que alguém iria querer continuar fazendo o mesmo quebra-cabeça sempre.


Este simples experimento nos mostra algo muito importante:


Pessoas de mindset fixo, normalmente optam por ter êxito, por fazer aquilo que sabem que lhes trará êxito, fazendo com que pareçam inteligentes. Já as pessoas com mindset de crescimento, vão optar por se desenvolver, para elas isso que é o verdadeiro sucesso, tornar-se cada vez mais inteligentes.


Pessoas com mindset de crescimento entendem que sucesso está diretamente conectado com a obtenção de conhecimento, enquanto as pessoas com mindset fixo se transformam em pessoas que não aprendem, por não acreditarem na possibilidade de se tornarem mais inteligentes e pelo medo de arriscar.


                 


As organizações precisam cada vez mais de pessoas com o mindset de crescimento, dispostas a encarar desafios e aprender.

Em qual dos dois grupos você está?


Vamos Conversar? Cadastre seu email e fique conectado com esse ecossistema de inovação.

Realização

A Columbia Trading é uma empresa atuante no ramo logístico e trading no Brasil, parte do Grupo ECOM, líder mundial em operações de Trading de Commodities Agrícolas, é prestigiada por ser uma das empresas mais éticas e responsáveis. Associada ao Instituto Ethos, pautam a experiência do usuário (UX) como ponto chave para o sucesso. Em 20 anos de existência, especializaram-se em soluções para Comércio Exterior, além de possibilitar um processo mais otimizado de importação e exportação aos seus clientes. Veja mais:

www.columbiatrading.com.br
Contato
imprensa@a4comex.com.br
projetos@a4comex.com.br