Vamos transformar juntos o Comércio Exterior no Brasil.

Estão abertas as inscrições para o Programa de Aceleração da 4Comex, a primeira aceleradora exclusivamente focada em comércio exterior.

Faça sua Inscrição

Blog Aceleradora 4Comex

10.12.2019 Cases de sucesso

Mais transparência e informações em tempo real para o Comércio Exterior e o Supply Chain!

O primeiro Ciclo de Aceleração da 4Comex continua a todo vapor e queremos te apresentar as inovações em comércio exterior propostas por mais uma de nossas empresas aceleradas, a Quattro. Na entrevista abaixo, feita com a Anna Valle, uma das fundadoras da startup, você vai conhecer a Quattro, os desafios de empreender, dicas para quem quer se aventurar nessa jornada e um conteúdo incrível sobre gestão de supply chain e comex.

 

[Juliana Feitosa] Conte para os nossos leitores o que é a Quattro? 

 

[Ana Valle] A Quattro é uma Startup de Tecnologia para Logística. Nós trabalhamos com tecnologias da indústria 4.0 para conectar e integrar toda a Supply Chain. Com uma Plataforma única de Torre de Controle Multimoldal, trazemos eficiência, gestão e aumento de produtividade para a cadeia de suprimentos. 

 

Nossa plataforma conecta os diversos intervenientes da Supply Chain para que as informações fluam com maior transparência e rastreabilidade, otimizando as operações e proporcionando redução de riscos e custos para toda a cadeia.

 

[JF] Quem são as pessoas por trás dessa startup?

 

[AV] Nosso time! É uma parte que nos orgulhamos muito! Nós sócios, temos perfis, conhecimentos e habilidades muito complementares!

Nos conhecemos durante a graduação em Engenharia, na Universidade Federal de Santa Catarina quando trabalhamos juntos em um projeto chamado Baja. Lá tivemos a vivência real do dia a dia de um grande projeto, passamos por muitas dificuldades, fracassos e também sucessos. Reestruturamos e reorganizamos a Equipe e com isso, conseguimos, juntos, ótimos resultados. Além dos bons resultados, de todo conhecimento, aprendizado e boas memórias, deste projeto ficou também uma semente de empreendedorismo e a vontade de trabalharmos juntos novamente. 

Em dezembro de 2017, nos “re-unimos” com um novo propósito em comum: trabalhar com soluções de tecnologia aproximando empresas da Quarta Revolução Industrial e gerando uma mudança positiva na forma como vivemos, planejamos, produzimos e transportamos. 

 

O Gabriel Roriz, é o CEO, Engenheiro Mecânico (UFSC), MBA em Gestão (FGV) e experiência em Inovação, Gestão de Equipes, Projetos de Máquinas e Produtos, Melhorias de Processos, Automação e Lean em indústrias como Construção Civil Pesada, Manutenção e automotiva. 

 

O Stéfano Bassan, nosso CTO é Engenheiro de Controle e Automação (UFSC) Possui experiência em concepção, arquitetura e desenvolvimento de software, assim como, na gestão de equipes ágeis. Trabalhou em projetos para diversos setores da indústria, como siderúrgica, portuária, mineração, óleo e gás, geração e distribuição de energia. 

E eu, Anna Valle, sou a COO, Engenheira de Produção (UFSC), MBA em Gestão Estratégica (FGV) e Especialização em Reestruturação (Insper) e Lean Six Sigma (Fundação Vanzolini), já trabalhei com Lean, Qualidade, Reestruturação de Empresas e Melhoria de Processos e fui executiva em uma empresa de Logística por 6 anos. 

 

[JF] Vocês sempre falam que a Quattro é uma torre de controle, o que isso significa?

 

[AV] O termo Torre de Controle surge como uma analogia às Torres de Controles utilizadas no ambiente da aviação. Usadas no controle do tráfego aéreo refletem uma visão do todo para atuar e direcionar, sequenciar e orquestrar todo o fluxo dos aviões. 

 

Na mesma linha do mercado da aviação, a cadeia logística é muito completa e complexa, são diversos intervenientes, com diferentes sistemas que, na realidade, são interdependentes, mas não se comunicam. Isto causa muita ineficiência, lead times elevados, estoques desbalanceados, altos custos e grandes riscos.

 

A Torre de Controle da Quattro conecta e integra todo esse fluxo de informações em uma plataforma única, multimodal, que envolve toda a cadeia, de ponta a ponta, abrangendo desde a Logística Internacional, o Transporte e Armazenagem até a Distribuição.

 

 

[JF] Como vocês pretendem revolucionar a forma como as empresas fazem a gestão de suas cadeias de suprimentos e quais os benefícios disso?

 

[AV] Nós trabalhamos como um “Gêmeo Virtual” que replica os processos físicos no digital. 

Nossos clientes conseguem desenhar na plataforma, de forma simples e flexível, seus processos logísticos definindo “check points” das etapas a serem cumpridas e SLAs determinados para cada fase. 

 

Com isso, a plataforma passa a controlar e atuar sobre todo este fluxo de informações de cada processo.

 

Com automações, integrações, robôs e APIs (como por exemplo, SERPRO, SISCOMEX, Rastreadores de caminhões, Tracking de Navios, entre outros), a Quattro recebe as informações referentes a cada etapa necessária e direciona as ações necessárias para que nossos clientes trabalhem com uma gestão mais efetiva, separando a rotina da exceção, permitindo um monitoramento de todas as atividades, melhor resposta às ocorrências, antecipação a problemas e sincronização de todas as etapas da cadeia com Planejamento, Gestão, Integração, Rastreabilidade, Visibilidade, Previsibilidade e redução de custos.

 

[JF] Para quem está pensando em montar uma startup, quais foram os maiores desafios que vocês enfrentaram e qual dica vocês dariam? 

 

[AV] Pergunta difícil! Rs... São muitos desafios! 

 

Difícil uma única dica ainda mais porque acreditamos que cada tipo de negócio e cada startup tenha seus próprios desafios! Mas acho que resiliência (resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas) se encaixa bem à todas! 

 

Esta capacidade de adaptação, paixão por desafios e por superação é a grande beleza da startup. O que nos motiva a cada novo “problema”! 

 

 

[JF]Como está sendo a experiência de vocês com a 4Comex? 

 

[AV] Está sendo incrível.  Além do time ser muito profissional e super engajado, com diferentes habilidades estratégicas, comerciais, de tecnologia, etc., o fato de serem da área de Supply facilita e agiliza muito o entendimento e a dinâmica dos negócios. 

Estamos conseguindo evoluir muito nesta aceleração, produtizando e validando nossas soluções com casos e dores reais de clientes e parceiros da Columbia Trading. 

 


[JF] Para quem quer conversar com vocês sobre e-commerce cross-border ou mesmo contratar o serviços de vocês, quais são os contatos?

 

[AV] Estamos sempre dispostos a um bate papo sobre a Supply Chain, os desafios logísticos e aumento da produtividade.

 

www.quattroeng.com 

 

Whats app: 11 95067 7624

 

E-mail: anna.valle@quattroeng.com 

controltower@quattroeng.com

 

linkedin: 

https://www.linkedin.com/in/anna-valle

https://www.linkedin.com/in/gabrielroriz

https://www.linkedin.com/in/stefanobassan

 


Vamos Conversar? Cadastre seu email e fique conectado com esse ecossistema de inovação.

Realização

A Columbia Trading é uma empresa atuante no ramo logístico e trading no Brasil, parte do Grupo ECOM, líder mundial em operações de Trading de Commodities Agrícolas, é prestigiada por ser uma das empresas mais éticas e responsáveis. Associada ao Instituto Ethos, pautam a experiência do usuário (UX) como ponto chave para o sucesso. Em 20 anos de existência, especializaram-se em soluções para Comércio Exterior, além de possibilitar um processo mais otimizado de importação e exportação aos seus clientes. Veja mais:

www.columbiatrading.com.br
Contato
imprensa@a4comex.com.br
projetos@a4comex.com.br