Vamos transformar juntos o Comércio Exterior no Brasil.

Estão abertas as inscrições para o Programa de Aceleração da 4Comex, a primeira aceleradora exclusivamente focada em comércio exterior.

Faça sua Inscrição

Blog Aceleradora 4Comex

03.12.2019 Cases de sucesso

2.1.30 - Um instrumento prático para a gestão do conhecimento

Na semana passada, em nosso artigo, falamos sobre a importância e as diferenças entre gestão de documentos, gestão da informação e gestão do conhecimento. Nesta semana, falaremos sobre uma iniciativa real, que a nossa “empresa mãe”, a Columbia Trading está desenvolvendo e testando na prática para realizar a gestão do conhecimento na organização.


A nossa jornada interna de gestão do conhecimento começou com uma dor, ou melhor, um questionamento: como podemos garantir que o conhecimento de um colaborador não fique restrito a ele? E mais do que isso: como podemos conectar o maior número de colaboradores com conhecimentos e tendências que muitas vezes se desenvolvem fora da organização, mas que alguns de nós têm acesso?


Com esses questionamentos em mente montamos um time para trabalhar nesse desafio, desenvolvendo um projeto de gestão do conhecimento com foco em treinamento e disseminação de conteúdos com aplicação prática no dia a dia da empresa.


A solução proposta, o “2.1.30”, nasceu a partir de algumas premissas importantes:


- O seu objetivo principal era estimular as pessoas a buscarem novos aprendizados de forma constante;


- O conhecimento tanto técnico, como de soft skills, deveria circular de maneira mais uniforme dentro da organização;


- O projeto deveria criar um modelo de compartilhamento de conteúdos, construção de conhecimento e desenvolvimento de pessoas baseado principalmente nos recursos internos da empresa;


- E deveria garantir que novos aprendizados fossem sempre testados na prática e que o conhecimento se mantivesse em movimento.


O próprio nome do projeto já nos dá uma pista da sua estrutura: duas pessoas, um tema, trinta minutos de interação. A ideia é que qualquer colaborador possa se voluntariar para compartilhar um tema que domine, seja algo técnico sobre a operação da empresa, seja um tema comportamental, relacionado com desenvolvimento humano, ou ainda um hobby que possa gerar valor para outros colaboradores. A única exigência é que essa pessoa precisa encontrar uma segunda pessoa na organização disposta a construir a apresentação em conjunto com ela.


Para dar os primeiros passos e alimentar a criatividade dos colaboradores, o time organizador desenvolveu uma pesquisa para conhecer ainda mais cada uma das pessoas que fazem parte da empresa, seus interesses, temas que gostariam de compartilhar e temas sobre os quais tinham vontade de saber mais.


Os temas são apresentados para uma equipe organizadora, que valida o tema e o inclui em uma agenda mensal de eventos. A dupla recebe treinamento de comunicação com a metodologia Speak Up, desenvolvida pela facilitadora Juliana Feitosa e ensinada para o time responsável pelo desenvolvimento do projeto.


Mensalmente um novo evento é divulgado e os colaboradores se inscrevem para participar. Ao final do evento um desafio de colaboração é lançado, para que o conteúdo seja implantado e gere valor no dia a dia das pessoas.


Tudo é registrado em vídeo para ser compartilhado nas redes da empresa e para que todos possam ter acesso ao conteúdo. Pra fechar com chave de ouro, os participantes respondem a uma pesquisa de avaliação de reação, para dizer o que acharam do evento e, principalmente, o que aprenderam.


E você, como faz a gestão do conhecimento na sua empresa?

Vamos Conversar? Cadastre seu email e fique conectado com esse ecossistema de inovação.

Realização

A Columbia Trading é uma empresa atuante no ramo logístico e trading no Brasil, parte do Grupo ECOM, líder mundial em operações de Trading de Commodities Agrícolas, é prestigiada por ser uma das empresas mais éticas e responsáveis. Associada ao Instituto Ethos, pautam a experiência do usuário (UX) como ponto chave para o sucesso. Em 20 anos de existência, especializaram-se em soluções para Comércio Exterior, além de possibilitar um processo mais otimizado de importação e exportação aos seus clientes. Veja mais:

www.columbiatrading.com.br
Contato
imprensa@a4comex.com.br
projetos@a4comex.com.br