Estamos preparando um novo ciclo de aceleração cheio de novidades. Se você acredita que a sua startup irá mudar o futuro do comércio exterior, não deixe de preencher o formulário de cadastro e receba as novidades em primeira mão.
Esses dias, aqui na Aceleradora 4Comex, estávamos lendo o livro: "Roube como um artista - 10 dicas sobre criatividade" - do Austin Kleon - um dos capítulos desse livro é intitulado: "Escreva o livro que você quer ler".
O título desse capítulo chamou muito a nossa atenção. No livro, o autor aconselha escritores a escreverem sobre o que gostam, no lugar de escreverem simplesmente sobre o que conhecem. Segundo ele, a segunda opção sempre resulta em histórias terríveis, em que nada de incrível acontece.
Achamos que esse mesmo conceito poderia ser facilmente traduzido para o mundo dos negócios e para o processo de inovação, com a seguinte frase: "resolva problemas que sejam importantes para você".
Sabemos que quando falamos a palavra problema, muitos pensam em algo negativo, mas na verdade problemas são oportunidades de inovação. Quanto mais complexo o problema, maior a oportunidade, e quanto mais conectado com o problema você estiver, maior a sua chance de ter sucesso buscando a sua solução.
Austin Kleon, autor do livro, diz:
"O manifesto é esse: Desenhe a arte que você quer ver, comece o negócio que quer gerir, toque a música que quer ouvir, escreva o livro que quer ler, crie produtos que quer usar - faça o trabalho que quer ver pronto."
O "passo zero" do processo criativo que nos leva à inovação é identificar um problema / oportunidade e ter a motivação necessária para buscar a sua solução. Portanto, quanto mais conectado você estiver com o problema, quanto mais relevante ele for para você, maior será a sua motivação para buscar as soluções mais inovadoras.
Maior também será a chance de você criar algo totalmente inusitado, pois a sua visão sobre o tema será única, uma vez que ele é pessoalmente relevante para você.
Entrar naquele segmento mais promissor de mercado, surfar a onda que todos estão surfando, pode até parecer o caminho mais inteligente ou mais fácil a ser seguido, mas com certeza não é aquele que levará aos resultados mais incríveis.
Está buscando inspiração para começar um novo negócio, ou mesmo para exercitar o seu potencial criativo na empresa em que trabalha atualmente, as perguntas abaixo podem te ajudar:
Qual problema você se sente motivado para resolver hoje?
Qual processo da sua área te incomoda e você acredita que pode ser melhorado?
Qual serviço você gostaria que estivesse disponível no mercado e não está?
Qual produto você gostaria de poder comprar, mas não existe?
As respostas para essas perguntas são grandes oportunidades de inovar e, até mesmo, começar um novo negócio.
A Columbia Trading é uma empresa atuante no ramo logístico e trading no Brasil, parte de um grupo líder mundial em operações de Trading de Commodities Agrícolas, é prestigiada por ser uma das empresas mais éticas e responsáveis. Pautam a experiência do usuário (UX) como ponto chave para o sucesso. Em 20 anos de existência, especializaram-se em soluções para Comércio Exterior, além de possibilitar um processo mais otimizado de importação e exportação aos seus clientes. Veja mais:
www.columbiatrading.com.br