Vamos transformar juntos o Comércio Exterior no Brasil.

Estamos preparando um novo ciclo de aceleração cheio de novidades. Se você acredita que a sua startup irá mudar o futuro do comércio exterior, não deixe de preencher o formulário de cadastro e receba as novidades em primeira mão.

Faça seu cadastro

Blog Aceleradora 4Comex

29.08.2019 Dicas

Escreva o livro que você quer ler

Esses dias, aqui na Aceleradora 4Comex, estávamos lendo o livro: "Roube como um artista - 10 dicas sobre criatividade" - do Austin Kleon - um dos capítulos desse livro é intitulado: "Escreva o livro que você quer ler".


O título desse capítulo chamou muito a nossa atenção. No livro, o autor aconselha escritores a escreverem sobre o que gostam, no lugar de escreverem simplesmente sobre o que conhecem. Segundo ele, a segunda opção sempre resulta em histórias terríveis, em que nada de incrível acontece.


Achamos que esse mesmo conceito poderia ser facilmente traduzido para o mundo dos negócios e para o processo de inovação, com a seguinte frase: "resolva problemas que sejam importantes para você".


Sabemos que quando falamos a palavra problema, muitos pensam em algo negativo, mas na verdade problemas são oportunidades de inovação. Quanto mais complexo o problema, maior a oportunidade, e quanto mais conectado com o problema você estiver, maior a sua chance de ter sucesso buscando a sua solução.


Austin Kleon, autor do livro, diz:


"O manifesto é esse: Desenhe a arte que você quer ver, comece o negócio que quer gerir, toque a música que quer ouvir, escreva o livro que quer ler, crie produtos que quer usar - faça o trabalho que quer ver pronto."


O "passo zero" do processo criativo que nos leva à inovação é identificar um problema / oportunidade e ter a motivação necessária para buscar a sua solução. Portanto, quanto mais conectado você estiver com o problema, quanto mais relevante ele for para você, maior será a sua motivação para buscar as soluções mais inovadoras.


Maior também será a chance de você criar algo totalmente inusitado, pois a sua visão sobre o tema será única, uma vez que ele é pessoalmente relevante para você.


Entrar naquele segmento mais promissor de mercado, surfar a onda que todos estão surfando, pode até parecer o caminho mais inteligente ou mais fácil a ser seguido, mas com certeza não é aquele que levará aos resultados mais incríveis.


Está buscando inspiração para começar um novo negócio, ou mesmo para exercitar o seu potencial criativo na empresa em que trabalha atualmente, as perguntas abaixo podem te ajudar:


Qual problema você se sente motivado para resolver hoje?

Qual processo da sua área te incomoda e você acredita que pode ser melhorado?

Qual serviço você gostaria que estivesse disponível no mercado e não está?

Qual produto você gostaria de poder comprar, mas não existe?


As respostas para essas perguntas são grandes oportunidades de inovar e, até mesmo, começar um novo negócio. 

Vamos Conversar? Cadastre seu email e fique conectado com esse ecossistema de inovação.

Realização

A Columbia Trading é uma empresa atuante no ramo logístico e trading no Brasil, parte de um grupo líder mundial em operações de Trading de Commodities Agrícolas, é prestigiada por ser uma das empresas mais éticas e responsáveis. Pautam a experiência do usuário (UX) como ponto chave para o sucesso. Em 20 anos de existência, especializaram-se em soluções para Comércio Exterior, além de possibilitar um processo mais otimizado de importação e exportação aos seus clientes. Veja mais:

www.columbiatrading.com.br
Contato
imprensa@a4comex.com.br
projetos@a4comex.com.br