Estamos preparando um novo ciclo de aceleração cheio de novidades. Se você acredita que a sua startup irá mudar o futuro do comércio exterior, não deixe de preencher o formulário de cadastro e receba as novidades em primeira mão.
Nos últimos posts
falamos sobre conceitos importantes como: Inovação, Criatividade e Confiança
Criativa. Aprendemos que para a inovação acontecer é preciso ter boas ideias e
pessoas dispostas a colocar essas ideias em prática para gerar valor.
Você sabia que a
criatividade é tida como uma das habilidades do futuro?
Uma pesquisa
realizada pela IBM com mais de 150 CEO’s revelou que: a criatividade é a
competência mais importante da liderança frente a complexidade do mercado
globalizado.
Uma outra pesquisa
realizada pela Adobe, mostrou que: 85% das pessoas consideram o potencial
criativo como chave para o crescimento econômico. Porém, a mesma
pesquisa apresentou um dado alarmante: apenas 25% das pessoas consideram
que estão utilizando 100% o seu potencial criativo.
Se a criatividade é
uma habilidade tão reconhecidamente importante, por que não é aplicada no dia a
dia de trabalho das pessoas?
Se olharmos
cuidadosamente para a forma como pensamos e agimos no trabalho e em nossa vida
cotidiana, vamos notar que existe uma série de vilões que matam o nosso
potencial e a confiança criativa.
Esses vilões se
apresentam na forma de modelos mentais e crenças que limitam a nossa
criatividade. O primeiro e mais conhecido deles é: “Eu não sou criativo”.
Muitas pessoas
acreditam que ser criativo é um talento, mas isso não é verdade, todos nós já
nascemos com a capacidade de pensar de forma criativa.
Basta olhar para uma
criança e como ela é capaz de imaginar e propor ideias inusitadas.
O que acontece é que
ao longo da nossa trajetória escolar, acadêmica e profissional, em função de
como todo esse sistema foi organizado, vamos deixando a nossa habilidade de
pensar de forma criativa de lado.
Você já notou como o
sistema de ensino nos recompensa por repetir sempre as mesmas respostas já
conhecidas e tidas como certas?
A criatividade é
justamente o extremo oposto desse comportamento. Para ser criativo é preciso
olhar para um desafio e imaginar diversas formas de resolvê-lo, não apenas uma.
As boas ideias nascem justamente da tentativa e do erro, da geração de uma
grande quantidade de possíveis soluções.
Quando não nos
acreditamos criativos, estamos bloqueando qualquer possibilidade de termos
ideias inovadoras, pois não vamos nos permitir imaginar novas soluções ou,
quando isso ocorrer, não vamos ter a confiança criativa para expor nossos
pensamentos e colocar aquilo que imaginamos em prática.
As empresas, e a
sociedade como um todo, perdem muito quando as pessoas deixam de acreditar que
podem ter ideias criativas e passam a repetir as mesmas soluções já testadas,
pois com isso deixamos de inovar e progredir.
Como você acha que
podemos combater esse vilão? Como podemos passar a nos acreditar mais
criativos?
A Columbia Trading é uma empresa atuante no ramo logístico e trading no Brasil, parte de um grupo líder mundial em operações de Trading de Commodities Agrícolas, é prestigiada por ser uma das empresas mais éticas e responsáveis. Pautam a experiência do usuário (UX) como ponto chave para o sucesso. Em 20 anos de existência, especializaram-se em soluções para Comércio Exterior, além de possibilitar um processo mais otimizado de importação e exportação aos seus clientes. Veja mais:
www.columbiatrading.com.br