Vamos transformar juntos o Comércio Exterior no Brasil.

Estão abertas as inscrições para o Programa de Aceleração da 4Comex, a primeira aceleradora exclusivamente focada em comércio exterior.

Faça sua Inscrição

Blog Aceleradora 4Comex

06.08.2019 Cases de sucesso

Quociente de Adaptabilidade - porque você deveria desenvolver o seu?

Você já notou que existe algo em comum entre a grande maioria dos fundadores de startups? 


Eles buscam formas de fazer a sua empresa crescer e, em muitos casos, isso significa buscar por investimento externo.


Da mesma forma, os investidores que apostam em startups também têm uma característica em comum, eles buscam determinar, o mais rápido possível, quais empreendedores têm o potencial de construir algo realmente grande.


Mas como ser um excelente empreendedor e atrair bons investidores? Ou, como saber se um empreendedor é realmente bom?


Para uma aceleradora essas também são perguntas cruciais, afinal, queremos apostar nas startups mais promissoras e para isso, conhecer o perfil dos seus fundadores é fundamental.


Aqui na 4Comex nós dedicamos 1 mês para fazer uma aproximação com todas as startups que passam no nosso processo seletivo. Nesse primeiro mês visamos ajudar o empreendedor a ganhar mais clareza sobre o propósito da sua startup, estudamos o perfil do fundador e da sua equipe.


Para isso, utilizamos alguns métodos:


  • Avaliar o background - experiência e formação,

  • Quociente Emocional - ou a inteligência emocional do fundador para entender a sua capacidade de formar equipes e se relacionar com clientes e parceiros,

  • Avaliação do seu Quociente de Adaptabilidade, aqui, na nossa visão, está um ponto chave, que é o tema desse post.


O “AQ - Adaptability Quotient” avalia o quão bem uma pessoa reage a inevitabilidade das mudanças, medindo se a pessoa é capaz de manipular as informações que possui, em um cenário de restrições, para atingir um objetivo específico.  


Por isso essa é uma habilidade tão importante para empreendedores que desenvolvem suas empresas em cenários de grande incerteza.


Aliás, a adaptabilidade tem sido vista como uma das habilidades indispensáveis para todos os profissionais, uma vez que os cenários de grande incerteza passam a ser uma realidade de praticamente todas as indústrias.


A boa notícia é que essa habilidade pode ser medida, testada e desenvolvida. Existem 03 formas de fazer isso:


Fazer perguntas no formato “e se” , “e se houvesse um grande desastre natural e o seu principal fornecedor de matéria prima não pudesse te fornecer por meses?”


Essas perguntas estimulam a pessoa a simular novos cenários e pensar em novas alternativas. Quanto mais completa for a capacidade da pessoa visualizar novos cenários e quanto mais cenários diferentes ela puder imaginar, maior o seu “AQ”.



A segunda forma é através da Desaprendizagem, isto é, o quanto uma pessoa está disposta a deixar algo que já sabe de lado, para aprender novamente a mesma coisa, porém de uma nova forma. A disposição dessa pessoa para buscar constantemente por novas informações.


 E por fim, a terceira forma é através da disposição para investigação. Quanto mais a pessoa exercita a sua investigação, isto é, o seu apetite por testar novos modelos, mais ela desenvolve a sua adaptabilidade.


É muito comum os empreendedores focarem na exploração, ou melhor, em extrair o máximo de resultado de um modelo de negócio que já conhecem e que está dando resultado.


Valorizar a investigação é não permitir que um sucesso do passado se torne um inimigo do seu sucesso futuro. É não se apaixonar por suas vitórias, ficando cego para novas oportunidades e ameaças ao seu modelo de negócio atual.


E você, o que tem feito para se tornar mais adaptável?

Vamos Conversar? Cadastre seu email e fique conectado com esse ecossistema de inovação.

Realização

A Columbia Trading é uma empresa atuante no ramo logístico e trading no Brasil, parte do Grupo ECOM, líder mundial em operações de Trading de Commodities Agrícolas, é prestigiada por ser uma das empresas mais éticas e responsáveis. Associada ao Instituto Ethos, pautam a experiência do usuário (UX) como ponto chave para o sucesso. Em 20 anos de existência, especializaram-se em soluções para Comércio Exterior, além de possibilitar um processo mais otimizado de importação e exportação aos seus clientes. Veja mais:

www.columbiatrading.com.br
Contato
imprensa@a4comex.com.br
projetos@a4comex.com.br