Vamos transformar juntos o Comércio Exterior no Brasil.

Estão abertas as inscrições para o Programa de Aceleração da 4Comex, a primeira aceleradora exclusivamente focada em comércio exterior.

Faça sua Inscrição

Blog Aceleradora 4Comex

26.07.2019 Inovação & Tecnologia

Mas afinal, o que é Inovação?

Utilizaremos esse blog como um espaço para falarmos sobre assuntos conectados com inovação, provocar questionamentos e expandir o nosso repertório criativo.

O conteúdo deste post tem o objetivo de criar um entendimento comum de uma palavra muito utilizada, mas que pode ter diferentes interpretações: Inovação!

Antes de definir inovação, vamos falar sobre um outro conceito, que está diretamente conectado a ela e que é confundido com inovação por muitas pessoas: a Criatividade.

Criatividade é a capacidade de um indivíduo, ou time,de combinar estímulos diversos e gerar novas ideias. Está relacionada com quantidade, diversidade e ineditismo de ideias. É olhar uma mesma situação e ter percepções e insights que outras pessoas comumente não teriam.

Um outro conceito importante para ser entendido é a Confiança Criativa, a ponte que conecta a Criatividade e a Inovação. Confiança Criativa é a nossa capacidade de agir a partir das nossas ideias, de  as expor para o mundo e de colocá-las em prática.

Já a Inovação é a nossa capacidade de colocar uma ideia inédita* em prática e gerar resultados a partir dela. 

* inédita no contexto em que está sendo aplicada, pois uma inovação pode nascer do uso de recursos, métodos ou modelos já conhecidos, porém nunca antes usados em um determinado contexto.

A inovação se caracteriza pela geração de valor a partir de uma nova ideia que foi colocada em prática. Para ser inovação precisa gerar valor!

Gerar valor não significa apenas ter resultados financeiros, uma inovação pode gerar valor de diversas formas, por exemplo: melhorando a vida de um grupo de pessoas, diminuindo o impacto ambiental de uma atividade, acelerando um processo de aprendizado e por aí vai…

O livro 10 Tipos de Inovação apresenta a seguinte definição: “Inovação é a criação de uma oferta nova e viável”. Para deixar essa definição ainda mais precisa, podemos dizer que: “Inovação é a criação de uma oferta nova e viável, que gera valor”.

Para que uma empresa seja inovadora, ela precisa ter no seu time pessoas com confiança criativa e que sejam protagonistas das suas ideias. Essas pessoas serão capazes de pensar de forma criativa, terão coragem para expor suas ideias e garra para assumir a responsabilidade por colocá-las em prática, testar, receber feedback, evoluir e fazer o que for preciso para que seu projeto ganhe escala e gere valor.

Este post termina com uma reflexão para você fazer e compartilhar as suas ideias com a gente: Como podemos fortalecer a nossa confiança criativa e o nosso protagonismo?  

Vamos Conversar? Cadastre seu email e fique conectado com esse ecossistema de inovação.

Realização

A Columbia Trading é uma empresa atuante no ramo logístico e trading no Brasil, parte do Grupo ECOM, líder mundial em operações de Trading de Commodities Agrícolas, é prestigiada por ser uma das empresas mais éticas e responsáveis. Associada ao Instituto Ethos, pautam a experiência do usuário (UX) como ponto chave para o sucesso. Em 20 anos de existência, especializaram-se em soluções para Comércio Exterior, além de possibilitar um processo mais otimizado de importação e exportação aos seus clientes. Veja mais:

www.columbiatrading.com.br
Contato
imprensa@a4comex.com.br
projetos@a4comex.com.br