Vamos transformar juntos o Comércio Exterior no Brasil.

Estão abertas as inscrições para o Programa de Aceleração da 4Comex, a primeira aceleradora exclusivamente focada em comércio exterior.

Faça sua Inscrição

Blog Aceleradora 4Comex

12.07.2019 Dicas

Todo Gestor é um Designer!

Aqui na Aceleradora 4Comex, e também nos processos de inovação que acontecem na nossa empresa mãe, a Columbia Trading, utilizamos a metodologia do Design Thinking como guia para nossa atuação.

Acreditamos que o Design Thinking é mais do que uma metodologia ou um passo a passo a ser seguido, ele é um modelo mental, uma forma de pensar que, na nossa visão, deveria ser adotada por todos os gestores.

Por isso afirmamos que: “Todo gestor é um designer!”

Mas para que vocês possam entender que todo gestor, seja de uma startup que está dando seus primeiros passos, seja de uma empresa já consolidada, é um designer, primeiro precisamos criar um entendimento comum do que significa ser um designer...

….e também entender porque o design, ou melhor o design thinking, é necessário no contexto atual das organizações.

Falando sobre o contexto atual:

Chegamos ao limite da maximização da produtividade e dos processos de reengenharia, ao mesmo tempo que os clientes estão mais informados, mais conectados e mais exigentes do que nunca.

Mudanças acontecem na velocidade da luz, com o surgimento de tecnologias que tornam o desenvolvimento de novos concorrentes, jamais imaginados antes, uma ameaça constante ao status quo das empresas.

Podemos enxergar esse cenário como uma grande ameaça ou uma grande oportunidade. As startups, empresas novas, ágeis e dispostas a testar o novo, mesmo que isso signifique falhar, têm nesse cenário uma grande oportunidade, ou melhor, a sua única oportunidade de desbancar as grandes empresas e conquistar, ou até mesmo criar, mercados.

Já as empresas tradicionais, com aversão ao risco e apegadas aos modelos que sempre deram certo, têm o mesmo cenário como uma grande ameaça aos seus impérios.

Mas, nem todas as empresas enxergam o copo meio vazio. As startups não precisam ser uma ameaça, elas podem ser parceiras no processo de inovação das grandes empresas. 

A Columbia Trading escolheu olhar o copo meio cheio e se juntar às startups para escrever os novos capítulos da história do comércio exterior no Brasil, pautada em transformação digital, colaboração e conectividade.

Voltando um pouco ao início da nossa conversa e falando sobre a definição de design e porque todo gestor é, ou deveria ser, um designer:

A primeira coisa que precisamos dizer é que não estamos, de forma alguma, simplificando a profissão de designer ou ignorando todos os anos de treinamento desses profissionais. Quando dizemos que todo gestor deveria ser um designer, estamos afirmando que todos deveriam desenvolver o modelo mental dos designers, isto é, se tornar design thinkers.

Mas afinal o que significa pensar como um designer?

Designers são profissionais que transformam a realidade atual em um futuro mais desejável. Por isso podemos dizer que design é a arte de criar coisas para suprir as necessidades das pessoas, ou melhor a arte de resolver problemas. Já um design thinker é uma pessoa focada em resolver problemas, que coloca as pessoas que se beneficiarão da solução desse problema no centro do processo de criação da solução.

O Design Thinking nos ajuda a criar coisas, sejam produtos, serviços ou processos, que vão de encontro as necessidades das pessoas.

Pensar como um designer significa ter empatia, gestores que pensam como designers se colocam no lugar de seus clientes (externos ou internos) e compreendem suas reais necessidades emocionais e racionais. Esses gestores são capazes de inspirar as pessoas através das soluções que desenvolvem.

Outro ponto importante de ser um design thinker, é que o designer é uma pessoa que cria, que inventa novas realidades. O gestor que pensa como um designer é um criador, está constantemente em movimento. Característica fundamental para as startups e cada vez mais necessárias nas grandes empresas.

Segundo Richard Buchanan, ex-reitor da Carnegie Mellon School of Design, o grande design acontece na interseção entre limitação, contingência e possibilidades. Mas ao pensar como designers, começamos pelas possibilidades e nunca pelas limitações.

O gestor designer é aquele que pergunta constantemente: “e se algo fosse diferente?” e que sabe que a resposta para essa pergunta não virá de maneira linear, com a definição do problema, a identificação das soluções, a análise das soluções e a escolha da solução certa.

Ele sabe que o processo de inovação é mais caótico e não linear, é preciso experimentar diversas possibilidades e criar empatia requer tempo e dedicação. Por isso, gestores designers são, na verdade, aprendizes e transformam suas empresas em organizações que aprendem todos os dias com seus stakeholders.

Aqui na Aceleradora 4Comex, grande parte do processo de aceleração consiste em formar gestores designers, capazes de aprender durante todo o processo, questionar e criar um futuro novo e desejável.

Vamos Conversar? Cadastre seu email e fique conectado com esse ecossistema de inovação.

Realização

A Columbia Trading é uma empresa atuante no ramo logístico e trading no Brasil, parte do Grupo ECOM, líder mundial em operações de Trading de Commodities Agrícolas, é prestigiada por ser uma das empresas mais éticas e responsáveis. Associada ao Instituto Ethos, pautam a experiência do usuário (UX) como ponto chave para o sucesso. Em 20 anos de existência, especializaram-se em soluções para Comércio Exterior, além de possibilitar um processo mais otimizado de importação e exportação aos seus clientes. Veja mais:

www.columbiatrading.com.br
Contato
imprensa@a4comex.com.br
projetos@a4comex.com.br