Vamos transformar juntos o Comércio Exterior no Brasil.

Estão abertas as inscrições para o Programa de Aceleração da 4Comex, a primeira aceleradora exclusivamente focada em comércio exterior.

Faça sua Inscrição

Blog Aceleradora 4Comex

12.07.2019 Dicas

O Valor da Experimentação

Segundo Steve Blank, uma startup é uma organização formada para buscar um modelo de negócios escalável, repetitivo e lucrativo. Para nós, da 4Comex, “buscar” significa realizar testes, validar hipóteses e experimentar.

A experimentação não acontece dentro do escritório ou atrás da tela do computador, ela acontece quando o empreendedor se coloca em movimento e se conecta com o seu mercado, para ouvir de clientes em potencial o que eles realmente precisam.

Aliás, na maioria das vezes o cliente não sabe exatamente o que ele precisa e o processo de experimentação, se torna também um processo de investigação e observação, em que o empreendedor procura por pistas das reais necessidades dos seu público-alvo.

O empreendedor, nesse processo, não pode ser um apaixonado por seu produto ou pela solução que desenvolveu, ele tem que ser apaixonado pelo problema que quer resolver, assim, será capaz de pivotar (que significa mudar uma estratégia de negócio com base nas experiências aprendidas) suas ideias para melhor atender os clientes, buscando sempre entregar a melhor solução para o real problema.

O foco dos experimentos de validação não deve ser apenas nos produtos e serviços. É importante validar o modelo de negócio. A nova empresa precisa entender se ela está realmente fazendo progresso, saindo de uma ideia inicial para um negócio lucrativo. 

A startup precisa encontrar evidências reais de existe um mercado consumidor interessado no produto ou serviço que elas está oferecendo (demanda desejável), que é possível desenvolver e gerenciar a infraestrutura necessária (gerenciável) e que as projeções de receita e lucro se provam reais (viável).

O objetivo não é simplesmente sair fazendo testes, mas sim encontrar as perguntas certas a serem respondidas para promover o avanço da startup. O que o empreendedor precisa saber antes de assumir um novo risco ou seguir com uma nova ideia?

A validação dessas perguntas ou hipóteses deve ser feita sempre com base em dados reais, coletados a partir de experimentos e não da opinião do empreendedor.

Vamos Conversar? Cadastre seu email e fique conectado com esse ecossistema de inovação.

Realização

A Columbia Trading é uma empresa atuante no ramo logístico e trading no Brasil, parte do Grupo ECOM, líder mundial em operações de Trading de Commodities Agrícolas, é prestigiada por ser uma das empresas mais éticas e responsáveis. Associada ao Instituto Ethos, pautam a experiência do usuário (UX) como ponto chave para o sucesso. Em 20 anos de existência, especializaram-se em soluções para Comércio Exterior, além de possibilitar um processo mais otimizado de importação e exportação aos seus clientes. Veja mais:

www.columbiatrading.com.br
Contato
imprensa@a4comex.com.br
projetos@a4comex.com.br